domingo, 23 de setembro de 2012

DOSAGEM DA "DOR"


Quem na sua vida não sentiu dor fisica e ou emocional? - todos nós em algum instante já sentimos algum tipo de dor , porém a dor é unica só quem sente sabe sua intensidade . Num determinado momento da minha vida numa avaliação eu estava com muita dor e a médica que estava me avaliando se posicionou da seguinte forma - " Eu não posso  lhe dar o parecer positivo , pois dor não se mede, não tem como eu saber a intensidade da sua dor...." - Eu porém fiquei indignada , pois eu estava com muita dor e não tem como medir com uma fita metrica , ou com uma balança , mas creio eu na minha insignificante ignorância que como a dor e abstrada,  entende-se que a intensidade  da mesma percebe pelos sintomas  tais como ansiedade, desânimo , comportamento irritado , enfim percebe-se a dor pelas reações do ser que está sentindo a mesma .
ENTENDEM A MINHA INDIGNAÇÃO!  Nem tudo na vida é concreto e um profissional da saúde que tem como observação uma ferramenta de trabalho agir totalmente no concreto - eu não posso medir sua dor-  Aí  isso doeu na minha alma , senti tão impotente , tão insignificante naquele instante . Entendi naquele momento que a "Dor" era tão somente minha  e pronto.
Portando hoje percebo que há variáveis , pois ao sentir uma forte dor abdominal recentemente logo fui avaliada por uma equipe médica assim que entrei ao hospital e um profissional logo indagou- " Nossa ela está sentindo muiiita dor" sem me examinar percepeu pela minha reação e comportamento . Então me pergundo será mesmo que não tem como medir a "DOR" DOUTORA? - Creio que medir como se mede uma altura ou pesagem não tem mesmo , mas avaliar , observar e ter desejo e compromisso  com o exercício pleno da profissão aí sim pode -se perceber ,ou aproximar da intensidade da dor do outro seja ela física ou emocional , afinal somos seres vivos e nem tudo é concreto .

Sentimentos foram feitos para serem observados e analisadados e a "dor" e um tipo de sentimento. Fica aqui um desapafo e orientação para aqueles que tem uma visão estritamente concreta da vida , lembrando que o Amor também é observavél e não medido numa balança como uma receita de bolo.

Obrigado , leitores!!!!!!