quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

PROCESSO SELETIVO E TENSÃO EMOCIONAL

Tenho recebido telefonema de várias pessoas solicitando informações sobre como lidar com a ansiedade e o processo de seleção para as empresas. Bem estamos num período de contratação empresarial início de ano , renovação de pessoal , novas demandas ..... enfim várias oportunidades. O meu objetivo é esclarecer que o processo de seleção e inicialmente uma avaliação psicológica e técnica do candidato sendo assim não há necessidade de nervosismo se você está realmente preparado para a situação ou seja o cargo que vai assumir . As pessoas tem medo dos" testes psicológicos" o terror da avaliação . Este medo é natural pois é uma avaliação.Porém não se pode permitir que o medo , a insegurança esconda o seu potencial , o teste é uma avaliação do seu psique então não tem como errar porque é o seu emocional , cognitivo e comportamento que estarão sendo avaliado, resultado é um rx de você .Os testes são fidedignos e aprovados cientificamente , fiquem tranquilos , seguros e confiem no seu" EU" .
O processo seletivo não termina somente com os testes psicológicos , tem as entrevistas psicológicas e técnicas e a a avaliação do currículo ( Experiências, formação dentre outros fatores) .

 Dicas de preparação para o processo seletivo :
  • Procure se informar sobre a empresa ;
  • Escolha a roupa adequada ( Clássica , espote fino ) depende do cargo e da empresa, nunca use excesso de acessórios , boné, roupas chamativas ; 
  • Alimente bem mas nada de exageros ;
  • Durma bem no dia anterior , evite baladas pois o corpo fala e aspecto de noite mal dormida e ressaca não passa boa impressão ;
  • Procure ser claro e objetivo nas respostas , evite excesso de gestos e mantenha uma postura ereta.
Bem fica a dica , mas lembre -se o resultado depende da sua auto estima e preparação técnica  -Seja você não minta para você tentando criar um personagem , não funciona - A verdade e um sorriso abre portas.
Boa sorte!
Ivanilde AO Lima
Psicologa , consultora empresarial
Professora de Ética Corporativa e psicologia Empresarial 



Nenhum comentário:

Postar um comentário