Assaltos , sequestros, assassinatos são notícias frequentes em nossos telejornais , revistas enfim vivemos numa sociedade usurpadora, onde a vida é uma aposta da delinquencia . Matar significa realizar desejos "inconscientes " do ego de uma mente doente onde o outro faz parte de um jogo individualista onde o vencendor'e o sujeito refém do egoísmo social. A vingança abre janelas para o "Ato" sem culpa ou medo das consequencias deste ato.
Diante destes fatos fica sempre uma pergunta- O que leva o sujeito a passagem destes atos violentos?
Enquanto profissional da súde penso que saõ vários paradigmas, dentre eles : A saúde mental do sujeito (o ego ) , a Educação deste sujeito ( O meio ) e o planejamento de vida deste sujeito. vivemos numa sociedade onde os valores sociais estão mudando devido a propria necessidade contemporânea e penso que as pessoas não estão suportanto e ou estão preparanda para essas mudanças .
A melhor expressão social deveria ser o Amor começando pelo amor próprio que é citado no primeiro livro ( A Biblia) " Devemos Amar o proximo como a ti mesmo" , a forma de tratar as pessoas diz sobre você como diz Madre Tereza;" Não é o que você faz , mas quanto amor voc~e dedica no que faz que realmente importa"- Estive numa vivência em um hospital e observei que quando as pessoas estão no leito de morte elas não suplicam pelos seus titulos, diplomas ou conquistas materiais mas sim por pessoas que as amam em volta delas. E.. o limite da eternidade onde se leva concsigo a lembrança do amor .
A conquista de uma sociedade melhor depende prioritariamente de uma mudança em cada sujeito , uma auto - reflexão , um olhar para um futuro menos egoísta e violento . Portanto tome sempre uma iniciativa positva se perguntando - Qual o sentido da minha vida? - Não perca o trem da vida , não perca a sua verdade , não culpe os outros por ser mais comodo . Olhe , pare , pense e planeje o seu futuro e da sociedade depende de cada um , cada passo , cada atitude. Tenha uma vida com propositos. E assim quem sabe teremos um futuro diferente.
Ivanildepsico@ hotmail. com
Psicologa especialista em psicologia médica
Muito bom e pertinente neste mundo tão violento.
ResponderExcluirBeijos!