terça-feira, 1 de março de 2011

DE LER O SABER AO DESEJO DE SABER:DIVERSOS OLHARES SOBRE O PROCESSO ESCOLAR

Numa visão psicanalítica souza(1995), apoiada em sua experiência com psicodiagnóstico e psicanálise de crianças , propõe que o problema do baixo rendimento escolar deve ser repensado. Ela apresenta e discute a inibição intelectual, revelando que muitas vezes o impedimento intelectual está vinculado a problemática emocionais frequentementes associadas a conflitos familiares não explicitados.Depois da verificação da inexistência de fatores orgânicos ou défits intelectuais na criança é preciso pesquisar a inibição intelectual; uma impossibilidade de utilizar-se dos recursos dos quais dispões.A experiência da autora tem mostrado como a partir da elaboração de tais conflitos ( familiares e ou individuais), o rendimento intelectual e escolar de tais crianças melhora sensivelmente.
Penso que a assunção destas premissas inaugura um novo campo de investigação e também um outro ângulo de considerar o sujeito .Assim , como ciência do inconsciente, a psicanálise poderá iluminar a compreensão de diferentes manifestações humanas e auxiliar outras práticas.
" Perco a capacidade de fechar os olhos ao mundo , através de minhas construções imaginárias , mas abrindo mão delas , vou simboliza-las no mundo exterior , segundo as leis que oregem e, acima de tudo , segundo as leis da linguagem e da cultura "(Barone , 1993,p.32)

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